quinta-feira, 11 de março de 2010

ENTENDENDO A MODA!

ENTENDENDO A MODA!

por André Vasconcellos

“porque estar por dentro é fundamental”


Não é tarefa fácil para o leigo entender a dinâmica da moda, ou seja, como de uma estação para outra a roupa sofre tantas transformações, recriando cores, formas, padronagens, enfim, entender como os estilistas criam tantas coisas e colocam-nas na vitrina em tão pouco tempo. A resposta é simples, apesar de não ser tão óbvia à grande maioria das pessoas.

Tudo aquilo que se refere às roupas, acessórios e até cosméticos é estudado, pesquisado e desenvolvido por um grupo de respeitáveis estilistas que compõem uma espécie de “cúpula da moda” mundial. Esses profissionais estão concentrados na Europa, principalmente na França, Itália e Reino Unido. De seus países, com dois anos de antecedência, eles “ditam” para o mundo o que será parte da moda nas estações subseqüentes. Exemplo prático: em 2008 já se sabia que uma onda “retrô”, vivenciando a década de 80 serviria de inspiração e invadiria os “looks” internacionais. Hoje uma pessoa vai às lojas e consegue notar que as calças subiram na cintura, que as cores “neon” estampam camisetas e vestidos longos. É possível notar também que os ombros estão mais estruturados.

Os estilistas brasileiros seguem essa tendência, que tem como objetivo globalizar a moda e, em aspectos gerais, o que se vê aqui é encontrado também nos outros continentes, com variações e ressalvas, conforme os costumes e o clima das regiões.

Atualmente, com o advento da internet, TV a cabo, revistas especializadas e outros recursos de divulgação, a moda ganhou o mundo e os estilistas notoriedade, já sendo conhecidos por uma gama muito maior de pessoas.

O importante para quem quer manter-se antenado com a moda é não confundi-la com modismo. Há uma linha muito tênue que separa os dois conceitos, mas isso é um assunto para o próximo encontro!

Dúvidas? Perguntas? Sugestões?

André Vasconcellos – Consultoria: bravomoda@uol.com.br


André Vasconcellos mora em Curitiba-PR, é estilista formado pela UNESA – Universidade Estácio de Sá (RJ), tendo seu trabalho reconhecido e premiado em vários concursos em todo o Brasil.


ENTENDENDO A MODA!

por André Vasconcellos

Um comentário:

  1. Olá André

    Adorei o texto,disse tudo em poucas palavras. É engraçado, viajo bastante e aproveito para comprar minhas roupas na Europa e USA, até porque é muito mais barato. Quando volto ao Brasil começo a usar as roupas e pesar da globalização, vc sabe como aos olhos de leigos à moda demora um pouco para chegar às ruas e percebo que elas estranham muito.
    Fiquei feliz por encontrar um vizinho de cidade. Obrigada por me visitar e seguir.

    Beijo

    ResponderExcluir