domingo, 23 de maio de 2010

Coluna OLHAR EXTERNO - por Léo Braga

Fotos:Léo Braga.



Vitrinas Italianas!






Léo Braga é estilista, meu amigo pessoal, morando atualmente em JESI, na Itália.



Sempre que possível, ele enviará textos falando da moda na Itália e Europa e fotos ilustrando suas matérias.









Um pouco sobre ele:



Leonardo Braga, 38 anos nascido na cidade do Rio de Janeiro. Estilista-Modelista Autodidata, desde criança criava modelos para as colegas de escola e para professoras. Entre o final dos anos 70 até os anos 80 foi modelo de prova da linha infantil da extinta griffe masculina Mau-Mau com sede em Ipanema, Rio de Janeiro. Começou a carreira de fato em 1994, no interior de Minas Gerais se transferindo para Belo Horizonte em 1999, onde durante 10 anos trabalhou para inumeras griffes importantes do cenário mineiro, como Alphorria onde desenvolveu uma linha de vestidos "Couture",f ez estágio com Graça Ottoni, sendo responsável pela alfaiataria e foi free-lancer em modelagem para Renato Loureiro. Em abril de 2009 se transferiu para Jesi (le-se IESI) numa regiao central da Italia de onde fará um parâmetro entre a moda Italiana e de outros paises com o Brasil.









Olhar Externo

por Léo Braga

Uma grande oportunidade para um estilista é quando este sai de seu país para abrir seus horizontes na moda. Nao é uma tarefa fácil, mas também não é impossivel.

Estou tendo esta oportunidade, aqui na Itália, berço de grandes nomes da moda. Comentarei como funcionam as coisas por aqui.

Sim, realmente a moda aqui é MUITO diferente da nossa no Brasil, mas uma coisa eu só percebi quando vim morar aqui, e com o passar do tempo pude entender o porque de em
muitos desfiles das coleções de primavera-verão que vemos em fotos de revistas ou mesmo em videos no Youtube, existem jaquetas, foulards, casacos, e etc…
Existe sim um motivo e este é muito claro:O Clima!

As condições climáticas influenciam e muito nas coleções.
Modelos, tecidos, acabamentos; tudo é estudado para cada periodo do ano.

Verão aqui, só em julho e agosto quando vem as ondas de calor da áfrica e fazem os termômetros por vezes beirarem os 45°(isto em casos extremos) e no inverno, e este último foi longo, mas não foi tão frio. Os termômetros (ao menos na região onde estou) nao foram abaixo de –3° à noite.

Portanto, muita atenção, aqui e mesmo ai no Brasil. Nós, estilistas, temos também que estar atentos ao clima.

Antes de começar a escrever dei um tempo para tirar fotos das vitrines da cidade onde estou, para ter a confirmação das tendências que vimos nas passarelas .

Cores: As principais estão entre os tons mais escuros do azul, muito rosa (principalmente o Pink), o verde, que aparece em releituras do estilo militar, (não existe uma publicação que não tenha feito o seu editorial “army”), cor de pele, o “areia” e suas variações, Preto em
looks muito “rock”, laranja e muitas estampas florais. A mais bonita vi em uma saia de pregas Lanvin.

Num próximo encontro, falarei sobre uma peça básica mas que aqui tem inúmeras variações e marcas especificas :A CAMISA!!!!

Baci e Arrivederci!
Léo Braga









Nenhum comentário:

Postar um comentário