segunda-feira, 31 de maio de 2010

Desenho:André Vasconcellos



ENTENDENDO A MODA
por André Vasconcellos

“Porque estar por dentro é fundamental”



O perfume é considerado um produto indispensável para qualquer pessoa de bom gosto. Inicialmente, era usado pela alta sociedade como sendo um acessório de luxo, mas depois tornou-se disponível para as pessoas mais comuns de toda a sociedade. Na idade moderna, o uso do perfume tornou-se virtualmente indispensável para adicionar potencial à personalidade de uma pessoa.

A história do perfume remonta aos tempos antigos do Egito. A palavra perfume foi inventada pela combinação de duas palavras do latim: “per” (completamente) e “fume” (fumo). A arte de fazer perfume ocorreu no antigo Egito, mas foram os Romanos e os Árabes que o melhoraram. Há muitos procedimentos que estão sendo seguidos atualmente para fazer os perfumes modernos, mas o processo mais usado é extraindo o óleo das flores por destilação que foi introduzida por um doutor iraniano de nome Avicenna.

Geralmente, as fórmulas para obter-se perfumes e fragrâncias são mantidas confidenciais pelas casas de perfume; entretanto, alguns especialistas em perfume são hábeis o bastante para identificar desde os ingredientes, aos componentes e às origens do perfume. Nos dias atuais, a França continua dominando a indústria européia, desde seu desenvolvimento até a comercialização do mesmo e as perfumarias têm se tornado um dos negócios mais rentáveis do mundo.

Mas uma pergunta freqüente e repartida por muitas pessoas é: como escolher o perfume certo? Escolher o perfume e a fragrância certos tem se tornado cada vez mais difícil para os clientes uma vez que o mercado dos cosméticos tem sido invadido por inúmeras marcas novas de perfumes a cada dia. Atualmente, podem ser encontrados em aromas e ingredientes diferentes. Eles são fabricados e oferecidos em frascos cada vez mais elaborados, com formatos diferentes e em tamanhos de acordo com as necessidades dos clientes. Ao visitar uma loja de cosméticos, o cliente fica frequentemente confuso sobre o que é apropriado para ele ou para ela. Entretanto, existem algumas dicas que, se seguidas, podem ajudar a tirar dúvidas e a selecionar o perfume certo para cada tipo de pessoa.Vejamos algumas:

O teste da pele: Experimente perfumes e fragrâncias diferentes para saber qual a mais indicada para a sua pele e com melhor resultado. Dois perfumes nunca são semelhantes na fragrância, no aroma e na fixação. A pele interfere de maneira decisiva no resultado final do cheiro. Nem tudo que parece mais adequado é necessariamente o melhor para você. Não dê preferência exclusiva a um perfume unicamente por ser de marca. Vale a pena experimentar e testar vários perfumes antes de se decidir por uma marca em particular. Lembre-se que os perfumes podem causar alergias, logo, um teste de toque é muito bem-vindo.Cheiro: Prefira sempre um perfume que tenha um cheiro fresco e que o faz sentir-se atrativo. Peça a opinião de uma ou mais pessoas de seu círculo de amizades sobre o perfume que você está experimentando. Frequentemente é a outra pessoa que pode dizer-lhe o que fica bem em você, já que o próprio olfato se habitua com determinado cheiro, passando a não senti-lo como ele realmente o é. Ingredientes e aromas: Os perfumes podem ser selecionados usando ingredientes e aromas diferentes. Existem diferentes categorias de perfumes como os amadeirados, os frutais, florais, com cheirinho de “mar”, cheiro de folhas verdes, entre outros tantos. Geralmente, cada uma destas fragrâncias é apropriada para homem ou para mulher dependendo das suas preferências pessoais. Entretanto, você poderá sempre optar por aquela que melhor satisfaça à sua personalidade e estilo de vida.Clima e estação: Ao escolher um perfume, deve-se considerar o clima e a estação. O que perece melhor no inverno pode não ser suficientemente bom no verão. Assim, é extremamente importante escolher o perfume que faz jus ao clima e, como foi mencionado antes, à sua pele e ao seu gosto pessoal. Além disso, os perfumes devem ser selecionados de acordo com as ocasiões. Por exemplo, um determinado perfume pode parecer perfeito para uma festa de aniversário em que você se encontra, mas quando se trata de um encontro na sala de reuniões da firma, a escolha do perfume tem que ser diferente.

Mais do que tudo isso, devemos levar sempre em consideração o bom senso e o bom uso dos perfumes. Não misturar fragrâncias diferentes, não usar um desodorante com cheiro diverso do perfume que fora escolhido, não colocar mais do o necessário para deixar quem está em volta com vontade de aproximar-se, e não se afastar! Não usar os perfumes na roupa, sempre na pele. Evitar usar perfume nos cabelos, pois isso pode danificá-los.

O mais atraente dos homens ou a mais atraente das mulheres podem passar despercebidos, se estiverem com um perfume que não esteja de acordo com o momento, com a pele e com o local!

Dúvidas? Perguntas? Sugestões?

André Vasconcellos – Consultoria: bravomoda@uol.com.br


André Vasconcellos mora em Curitiba-PR, é estilista formado pela UNESA – Universidade Estácio de Sá (RJ), tendo seu trabalho reconhecido e premiado em vários concursos em todo o Brasil.

Um comentário: