sábado, 15 de maio de 2010

O Metrossexual


Desenho: André Vasconcellos
Metrossexual é um termo originado nos finais dos anos 90, pela junção das palavras metropolitano e heterossexual sendo uma gíria para um homem heterossexual urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando grande parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, acessórios e roupas de marca.
ENTENDENDO A MODA
por André Vasconcellos

“Porque estar por dentro é fundamental”



O que é metrossexual?

Por preconceito ou pura desinformação, muitas pessoas julgam a palavra metrossexual de forma equivocada. Esse termo surgiu para definir um homem moderno, antenado com a moda, que usa e abusa de produtos de beleza e cosméticos que valorizem a sua aparência, retardem o envelhecimento ou simplesmente tragam um “plus” ao visual. E, ao contrário do que se possa pensar, isso nada tem a ver com a sexualidade do homem. Não são somente os homossexuais que tem a preocupação com a estética. Homens héteros, pais de família, com uma visão ampla de moda e com atitude formam esse nicho de mercado cada vez maior dentro e fora do Brasil.

Pensando nesse homem, fiz uma pesquisa de tendências e vou dar algumas dicas do que vestir nesse inverno.

As tendências masculinas do Outono/Inverno 2010 foram divulgadas na Semana de Moda de Milão, apresentando uma imagem clássica e elegante, de homens importantes que cuidam de si mesmos e de sua aparência. Este novo estilo de homem tem o profundo desejo de recuperar as antigas tradições clássicas e seus ideais, adaptando-as aos tempos modernos. O homem passa a entender realmente o que busca: uma independência e autoconfiança, sem deixar para trás seu charme natural, masculinidade e elegância. Quer uma versatilidade maior em seu guarda-roupa.Alguns elementos importantes desse estilo clássico-formal são as gravatas ultra-elegantes e os coletes, agora reintroduzidos em um estilo mais moderno e casual. Há uma redescoberta de tecidos de alta qualidade, com aspecto macio e quente, logo os estilistas optaram pela lã e cashmere para suas criações. As calças skinny continuarão na estação, além de algumas de comprimento até o tornozelo, dando a impressão de uma maior altura. Camisas e pulôveres bem apresentados, às vezes em estilo mais sério (ou decorados com couro), aparecem em composições diversas. Casacos de origem simples, mas também clássicos, bem cortados, aparecem sendo compridos e feitos de lã quente.

O corte não deixa de ser ajustado ao corpo, relembrando o clássico corte de estilo inglês, com suas características ajustadas e de referência militar. Ombros amplos, cintura no lugar e calças mais ajustadas. As cores abrangem o cinza ou azul. Outros desfiles internacionais trazem tons focados em formas mais sérias como o azul escuro, branco, marrom, entrando em contraste com os mais vivos como o roxo, tom vinho, azul “elétrico”, vermelho brilhante e o verde. Esta última tonalidade pode ser considerada uma das mais sensacionais cores desta temporada para os homens.

No que diz respeito aos acessórios masculinos as opções são fartas: as bolsas em tamanhos grandes e práticas fazem parte das coleções. O tamanho será suficiente para carregar todos seus pertences e serão feitas de tecido ou couro autêntico, com zíperes e bolsos externos. Modelos para serem levados nas mãos ou ombros. Alguns looks propõem as calças da mesma cor da bolsa, mas nada obrigatório. Aquela coisa certinha do cinto combinando com sapato também caiu por terra. As mochilas para laptop também estão em alta, mesmo para quem não os carrega consigo.

Para os mais jovens e descolados, as correntes grossas de pescoço, em aço ou prata, compõem um look mais street wear. Os relógios com mostradores grandes também são referências amplamente divulgadas.

É importante sempre que os homens, assim como as mulheres, ao adquirirem uma roupa, preocupem-se com seu biotipo, tendo uma exata noção do que lhe cai melhor, para não parecer um “peixe fora d’água”.

Em tempos em que a moda se mostra de forma tão democrática e acessível, uma boa pesquisa e um autoconhecimento do corpo ajudam a compor um visual elegante, que fará sucesso nas ruas e atrairá os olhares de forma positiva!

Dúvidas? Perguntas? Sugestões?

André Vasconcellos – Consultoria: bravomoda@uol.com.br


André Vasconcellos mora em Curitiba-PR, é estilista formado pela UNESA – Universidade Estácio de Sá (RJ), tendo seu trabalho reconhecido e premiado em vários concursos em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário